Prevenções

Como previnir uma Dependência Química?

Prevenir o uso indevido de drogas licita ou ilícita significa adotar atitude proativa e responsável perante as substâncias, reconhecendo os riscos da utilização e as consequências imediatas e futuras à saúde física, psíquica e emocional.

É ideal que estratégias de prevenção sejam desenvolvidas nos mais diversos âmbitos sociais de um indivíduo desde a sua infância, com a promoção de informações de referência sobre os problemas decorrentes da dependência em casa, na escola, na comunidade, no trabalho.

A prevenção, ou intervenção pode ser feita em três níveis:


1 Prevenção Primária: Evitar ou retardar o contato com as substâncias.


2 Prevenção Secundária: Evitar a evolução no consumo das pessoas que já experimentaram determinada substância ou fazem uso moderado dela, de forma a minimizar riscos.


3 Prevenção Terciária: Abordagem em casos de processos de recuperação e reinserção social de indivíduos dependentes.

Dicas de Livros

Alcoolismo e Drogas de Abuso:
Problemas Ocupacionais e Sociais (Oswaldo da R. Micher. Ed. Revinter): Autor apresenta visão geral do tema, a partir da experiência de mais de dez anos no atendimento a dependentes e treinamento de profissionais.

Álcool, Cigarro e Drogas (Jairo Bauer e Adão Iturrusgarai. Ed.Panda Books):
Uma conversa franca, livre de slogans e mensagens moralistas, sobre os riscos do uso abusivo de álcool, cigarro e drogas. O livro fala sobre os mitos e verdades das substâncias de forma clara e simples e traz tabela completa com os riscos e efeitos colaterais de todos os tipos de drogas.

Dicas de Filmes

A Sombra de um homem (Direção: D.J. Caruso; Duração: 103 min; Gênero: Policial):
Policial Tom Van Allen (Val Kilmer) é conhecido como Danny Parker e se faz passar por um traficante de drogas, que se tornou informante de dois policiais, Gus Morgan (Doug Hutchinson) e Al Garcetti (Anthony LaPaglia), que agem disfarçados. Mas Tom é um trompetista e quase nada do que diz ou faz é verdade. A razão disto é para se vingar, mesmo que morra tentando, e esta hipótese não está longe de ser descartada.

Vinicius de Moraes (Direção: Miguel faria Jr.; Duração: 121 min; Gênero: Documentário):
Vinicius de Moraes, o sublime poeta do cotidiano, autor de 400 poesias e 400 letras de músicas, está de volta em filme dirigido por Miguel Faria Jr. e produzido por Susana de Moraes. Para celebrar a vida e a obra de um criador multifacetado autor teatral, poeta, parceiro dos nomes mais importantes da MPB e, acima de tudo, um iluminado personagem da história cultural do país - o diretor Miguel Faria Jr. reuniu um incomparável elenco de parceiros, intérpretes, amigos e raras imagens de arquivo que relembram a genial simplicidade de Vinicius com a espontaneidade, humor e liberdade de quem conversa em uma mesa de bar, exatamente como gostaria o eterno Vinicius. O filme também mostra o alcoolismo de Vinicius, sempre com um copo de uísque na mão.

Fatores que podem contribuir para a prevenção

De forma geral, são diversos os fatores que podem contribuir com a adesão de uma pessoa ao uso de drogas lícitas ou ilícitas. Fatores individuais, genéticos, ambientais, sociais e familiares são os apenas alguns exemplos:


1 Fatores individuais:

Insegurança, sintomas da depressão, insatisfação com a imagem e a rotina e não realização de tarefas podem ser alguns indícios de uma personalidade que tem o uso de drogas como predisposição. Nos indivíduos com tais fatores individuais, as substâncias lícitas ou ilícitas se apresentam como o ‘remédio’, a solução das fraquezas. Na adolescência, o desejo natural à busca por emoções é fator importante de risco ao uso abusivo de drogas.


2 Fatores Familiares:

Além do fator genético da dependência, já demostrado em estudos científicos, fatores comportamentais no espaço familiar e privado contribuem com o abuso e a dependência de substâncias lícitas ou ilícitas. A família é o primeiro e maior referencial de um indivíduo, e quem deve transmitir com clareza e coerência as orientações para a vida biopsicossocial saudável. A família deve ensinar como se lidar com frustrações, com limites, com as regras de convívio, com as vitórias etc. Uma vida familiar desequilibrada e conflituosa é fator de risco à adesão de um indivíduo ao uso de drogas.


3 Fatores Sociais:

Na adolescência, os fatores sociais são muito latentes. Indivíduos nessa fase da vida são geralmente predispostos e vulneráveis à influência dos ‘modismos’ e precisam aderí-los para sentirem-se parte de um grupo. Determinadas drogas (que variam de acordo com a classe social), assim como modo de vestimenta, estilo musical, ambientes que se frequenta etc, são indicativos de pertencimento a um grupo.

Sobre Nós

Avenida Gregório Aversa, 430
São Carlos-SP

WhatsApp (11)99359-0929

contato@clinicasgrupogarcia.com.br

Seg-Sex: 08:00 - 18:00

Nossos Serviços

Entre em Contato

Ligue Agora

Entre em contato hoje mesmo!

Vivo (16)99732-1011

Claro (11)99359-0929

TIM (11)95476-7728